Marcas
-
JBL é uma companhia norte-americana de eletrônicos de áudio pertencente a Harman International, subsidiária da Samsung, foi fundada em 1946 por James Bullough Lansing. Os seus principais produtos são colunas de som e auscultadores. Há duas divisões independentes na companhia - JBL Consumer e JBL Professional, A primeira produz equipamentos de áudio para o mercado consumidor doméstico e a última produz equipamento profissional para estúdios, shows, som portátil (para produção e DJs) e salas de cinema.
-
A Xiaomi é uma empresa chinesa, com sede em Pequim, fundada em 2010 por Lei Jun. A companhia desenvolve hardwares, softwares e serviços de internet, com seus produtos presentes em mais de 80 países e regiões, a marca se destaca na fabricação de smartphones e tem grande expressividade, principalmente, no mercado asiático.
Em chinês, Xiao significa pequeno e Mi significa arroz, este significado está relacionado com o facto de o arroz estar bastante presente na alimentação da população chinesa, o que se traduzia num dos objectivos da marca, ser tão importante e estar tão presente na vida das pessoas como o arroz.
Em sete anos, a marca chinesa Xiaomi tomou de assalto o top dos maiores fabricantes de smartphones e vamos convir que a batalha foi - e é - tudo menos fácil, ou não tivesse pela frente dois gigantes, Samsung e Apple, e disputasse o mercado com outros nomes de peso como Huawei, Lenovo ou LG.
“Na China, a principal batalha pela liderança no mercado de smartphones costumava ser entre a Samsung e a Apple. Mas deixou de ser assim”. Começava desta forma o artigo do New York Times de 14 de dezembro de 2014 que relatava a ascensão de uma marca de que poucos tinham ouvido falar: a Xiaomi, que nesse verão se tinha tornado número 1 na China e a terceira maior fabricante no mundo.
Chat with us on WhatsApp